Caçadores de Sonhos

14 de julho de 2011

admin

Galeria 535, Sem categoria

0

 

Sonhos estão aí para serem caçados, mas também para serem compartilhados e é com este objetivo que a Escola de Fotógrafos Populares, do projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas – vencedor do prêmio Faz a Diferença 2007 – , comemora a formatura da sua terceira turma de alunos, com a exposição Caçadores de Sonhos. A mostra traz 19 fotografias dos alunos que terminaram o curso iniciado há 10 meses e inaugura a Galeria 535, espaço de arte permanente, que promete fazer do corredor central da sede do Observatório de Favelas um verdadeiro corredor-cultural.

A curadoria da exposição Caçadores de Sonho é uma ação coletiva e foi assinada por João Roberto Ripper (fotógrafo e fundador do Imagens do Povo), Dante Gastaldoni (professor da UFF, da UFRJ e coordenador acadêmico da Escola de Fotógrafos), Fabio Caffé (professor e ex-aluno da Escola de Fotógrafos Populares), Joana Mazza (produtora da exposição) e Kita Pedroza (coordenadora geral do Imagens do Povo). A previsão é de que as fotografias fiquem expostas durante dois meses.

Os alunos formados, que também são os expositores da Caçadores de Sonhos, primeira mostra da Galeria 535, obtiveram diplomas de curso de extensão, validados pela Universidade Federal Fluminense, em três áreas de estudo: Linguagem Fotográfica; Informática Aplicada à Fotografia; Fotografia Documental e Olhar Autoral. Os três campos de conhecimento fotográfico compuseram a temática dos módulos do conteúdo programático do curso, que teve a duração de 540 horas.

Caçadores de Sonhos: as obras

As fotografias que farão da Galeria 535 um cenário povoado por sonhos, e muito trabalho, são resultado dos projetos autorais dos alunos, obras apresentadas como trabalho final do curso realizado em 2009. As imagens passeiam por temas que abarcam realidades tanto de jovens que cumprem medidas sócio-educativas no Degase, quanto caçadores de pipas do Jacarezinho, passando por registros de balé na Vila Olímpica da Maré, capoeira, hip hop, e skateboarding, além de temáticas como amor, trabalho, solidariedade, entre outros.

Ao longo do curso, quando passaram a desenvolver seus temas a partir do que aprendiam em sala de aula e em atividades práticas, os alunos receberam a visita de profissionais que realizaram palestras para uma platéia ávida por conhecimento.

Passaram pela Escola nos últimos 10 meses palestrantes como o fotojornalista Evandro Teixeira, o fotógrafo húngaro integrante da Agência VII, Balazs Gardi, o fotógrafo do jornal Zero Hora, Daniel Marenco (que foi vencedor do prêmio Leica-2009), o fotógrafo e antropólogo, Milton Guran, a fotógrafa do jornal O Globo, Marizilda Cruppe, os fotógrafos Antônio Augusto Fontes, Riardo Beliel, Cícero Rodrigues, Zeca Linhares, entre outros profissionais que compartilharam seus conhecimentos.

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *