Jacarezinho cai no samba

16 de fevereiro de 2012

admin

Sem categoria

0

Leo Lima

Léo Lima, fotógrafo do Programa Imagens do povo, acompanhou os preparativos para o carnaval da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho. Léo registrou os ensaios técnicos da escola da Zona Norte, que aconteceram durante as quartas-feiras dos meses de janeiro e fevereiro.

Com o enredo “O samba agoniza mas não morre. Nelson Sargento da Mangueira e também do Jacaré!”, desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Gonçalves, a agremiação será a 14ª a desfilar, no domingo de Carnaval, na Estrada Intendente Magalhães, em Madureira, pelo Grupo de Acesso C do carnaval carioca.

Histórico da Unidos do Jacarezinho

A escola está localizada no bairro carioca do Jacaré, o segundo maior parque industrial da cidade, mais precisamente na favela do Jacarezinho, o segundo maior contingente habitacional da cidade do Rio de Janeiro. O G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho, de cores rosa e branco, é oriundo da fusão de três agremiações: Unidos do Morro Azul, de cores azul e rosa, fundada em 28 de março de 1946 por Dona Andressa Moreira da Silva, líder comunitária e uma das primeiras mulheres a assumir a presidência de uma escola de samba, pela escola Unidos do Jacaré, de cores verde e rosa e pelo Bloco Carnavalesco Não Tem Mosquito, de cores vermelho e branco.

Em seu primeiro ano como escola de samba, a Unidos do Jacarezinho conquista o título do Grupo 3 com o enredo “Exaltação a Frei Caneca” no ano de 1967. Em 1970, a escola já se apresentava no Grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro com o enredo “O Fabuloso Mundo do Circo” conquistando a penúltima colocação, voltando ao grupo 2.

No ano de 1986 conquista o título do Grupo 1-B, equivalente ao grupo A atualmente, com o enredo “Candeia, luz de inspiração”, do carnavalesco Flávio Tavares, e retorna ao Grupo Especial. No ano de 1987, a Unidos do Jacarezinho abre o desfile de domingo com o enredo “Lupicínio Rodrigues, dor de cotovelo”, também do carnavalesco Flávio Tavares, mas a escola não se faz feliz e retorna ao Grupo 1-B. No ano seguinte a escola consegue subir novamente, e em 1989 desfila no Grupo Especial com o enredo “Mitologia, Astrologia e Horóscopo, uma Benção para o carnaval brasileiro”, de Lucas Pinto e novamente não consegue permanecer no Grupo Especial.

Depois disso, a escola nunca mais voltou ao Primeiro Grupo e, nos últimos anos, vinha oscilando entre os Grupos A e B. Em 2005, a Unidos do Jacarezinho foi rebaixada para o Grupo C. Em 2008, o Jacarezinho dá a volta por cima e conquista o Grupo C com nota 10 em todos os quesitos, garantindo sua volta a Sapucaí.

Confiram as imagens dos ensaios:

[nggallery id=44]

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *