IP lança livro no CCJF

11 de junho de 2012

admin

Sem categoria

8

divulgação

 

Na próxima terça-feira, dia 19/06, o Imagens do Povo realizará o lançamento do livro oficial do Programa no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF. O livro Imagens do Povo é um projeto realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através do Edital de ARTES VISUAIS 2011, copatrocínio da Statoil, apoio da Aliança Francesa e do CCJF, e está sendo lançado pela NAU Editora. Esta é a primeira publicação oficial do Programa e traz 103 imagens de fotógrafos colaboradores do Imagens do Povo formados pela Escola de Fotógrafos Populares, registradas durante os oito anos de existência do projeto. O evento será aberto ao público a partir das 18h e o CCJF fica na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Imagens do Povo lança livro oficial no CCJF-RJ

 

O Programa Imagens do Povo, idealizado pelo fotógrafo João Roberto Ripper e desenvolvido pelo Observatório de Favelas, vem documentando desde sua criação, em 2004, o cotidiano de favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro, afim de que essas imagens possam contribuir para uma nova percepção desses locais, freqüentemente estigmatizados pela grande mídia como violentos e improdutivos. Enfim essa produção coletiva dos fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares ganha uma retrospectiva oficial.

O livro Imagens do Povo traz registros do cotidiano de espaços populares feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do programa. As imagens contidas nessa publicação são produto do enlace das histórias dos fotografados com a reflexão que os fotógrafos provocam sobre identidade territorial e cultural, lançando luz sobre esses personagens do dia-a-dia, fazendo-os serem vistos como parte integrante da engrenagem que move a cidade e buscando estimulá-los para que eles também se reconheçam neste movimento.

A proposta é que todos nós, ao vermos essas fotografias, possamos refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de uma cidade mais igualitária, nos reconhecendo no outro, através da superação dos estigmas e preconceitos.

 

Fotógrafos

AF Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Francisco Cesar, Francisco Valdean, Ingrid Cristina, Jaqueline Felix, Josy Manhães, Jucemar Alves, Ju Freitas, Léo Lima, Monara Barreto, Naldinho Lourenço, Paulo Barros, Ratão Diniz, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Rovena Rosa, Stefano Figalo, veri-vg, Walter Mesquita e William Nascimento

 

Curadores

Antônio Paiva, Dante Gastaldoni, Joana Mazza, João Roberto Ripper, Kita Pedroza e Tatiana Altberg

 

Serviço

Lançamento do Livro Imagens do Povo

Dia 19/06/2012, às 18h

Centro Cultural Justiça Federal

Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia, Centro, RJ.

 

Post by admin

8 Responses to IP lança livro no CCJF

  1. Pingback: Imagens do Povo lança livro no CCJF « LECC – UFRJ

  2. joanna kossatz

    parabéns a vocês todos, fotógrafos e projeto.
    não pude comparecer ao lançamento mas desejo o livro, como fazer ? ainda à venda no CCJF ?

    obrigada e grande abraço a todos, com meus votos de que sua produção só faça aumentar sempre, com tal qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *