Galeria 535

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Enviar para amigo
Galeria 535

Localizada na sede do Observatório de Favelas, no conjunto de favelas da Maré, a Galeria 535 é um espaço destinado exclusivamente para a fotografia, onde apresenta uma programação artística de qualidade e gratuita, em uma região historicamente desfavorecida de equipamentos culturais.

A Galeria 535 fica na Sede do Observatório de Favelas, na Favela da Maré, no nº 535 da Rua Teixeira Ribeiro, Bonsucesso – RJ.

O horário de visitação da galeria é de segunda à sexta de 9:00 às 18:00 h.

Expo “InCorpos”

Foto: Adriana Medeiros

Foto: Adriana Medeiros

A partir do dia 20 de julho, a Galeria 535, no Observatório de Favelas, exibe a mostra “InCorpos”, da fotógrafa Adriana Medeiros. O projeto é resultado de uma documentação de quase uma década que Adriana realiza sobre partos naturais, colocando no centro da discussão o protagonismo da mulher no nascimento. A inauguração será na sexta-feira, dia 18, às 18h. A entrada é franca.

InCorpos – Por Adriana Medeiros

Trata-se de um trabalho documental desenvolvido há 09 anos no Rio de janeiro sobre o protagonismo da mulher no nascimento.

A luta política por considerar a saúde reprodutiva um direito da mulher tem movido grandes polêmicas. A todos parece ser aceita a idéia de que a maternidade é uma questão feminina, sendo vinculada à própria imagem de mulher. Desde que essa maternidade seja universal, anônima e indiferenciada; desde que essa mulher não entenda que a “vocação” para a maternidade se estenda para a autonomia de suas escolhas e seus corpos.

Dentre as invisíveis violências sofridas por mulheres no Brasil, ainda nos alarma o descaso público e inapetência contra a violência institucional, contra as taxas altas de cesarianas, contra o desrespeito de infantilizar e desqualificar as escolhas das mulheres e das famílias, ignorando inclusive o decreto-lei federal que afirma o direito do pai em acompanhar o nascimento de seu filho.

A presente exposição revela a beleza e força do nascimento e do parir contribuindo para a ocupação do espaço político e empoderamento feminino que pode ser considerado a partir do corpo, além do comprometimento e envolvimento nesse debate que desperta para os limites entre o espaço público e privado e a responsabilidade de toda a sociedade brasileira na construção da igualdade de gênero e respeito das diversidades.

Serviço

InCorpos – Fotografias de Adriana Medeiros

Galeria 535 – Observatório de Favelas

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, RJ

Inauguração: 18/07/2014, às 18h

Visitação: até 05/09/2014, de 9 às 18h

Entrada franca

CompartilheEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Por: admin, em 04/08/2014


Veja Também:

>Agência Escola

> Banco de Imagens

> Cursos

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: