Expo “Ausência”

9 de outubro de 2013

admin

Galeria 535

0

Pandilla Fotográfica

Pandilla Fotográfica

A partir do dia 14/10, quem visitar a Galeria 535, no Observatório de Favelas, poderá conferir a mostra “Ausência”, do coletivo Pandilla Fotográfica. A exposição é composta por registros do trio composto por Américo Junior, Bruno Morais e Léo Melo, todos formados pela Escola Escola de Fotógrafos Populares, sob curadoria de Antonio Paiva. As imagens têm como pano de fundo o cenário de destruição causado pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, no início de 2011. Porém, ao invés de retratos das vítimas da catástrofe ou mesmo um inventário da destruição decorrente das chuvas, os fotógrafos optaram pela tentativa de capturar o vazio deixado pelas perdas. E nas imagens que compõem a exposição “Ausência”, essas perdas se apresentam muito menos materiais do que sobre os sentimentos mexidos ou levados pelas águas. A paz, a esperança, a força, os sonhos… tudo isso é preciso ser reconstruído pouco a pouco pelos moradores daquela região desde as trágicas chuvas do verão de 2011.

A mostra, que já esteve em cartaz na Galeria Vitrine – ECO (UFRJ), participando da programação oficial do FotoRio 2013, será inaugurada na sexta-feira, dia 11, a partir das 18h, na Galeria 535.

Sobre o coletivo:

O coletivo fotográfico Pandilla foi concebido pelos fotógrafos Américo Júnior, Bruno Morais e Léo Melo, com o intuito de criar intervenções por meio da imagem fixa.

Nosso objetivo é partilhar experiências sobre o conceito e o ato de fotografar, na intenção de criar imagens que dialoguem com a sociedade em que vivemos, sempre buscando captar o espaço banal das experiências cotidianas, o espetacular ordinário e as formas criativas de relação entre os homens.

Serviço

Ausência – Exposição do coletivo Pandilla Fotográfica

Abertura: 11/10/2013, às 18h

Visitação: 14/10/2013 a 10/01/2014

Horário: segunda a sexta, de 9 às 18h

Local: Galeria 535 – Observatório de Favelas

Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *