Curadora Assistente do Museu de Arte Contemporânea (MAC de Niterói), sócia da Iris Produção Cultural, professora da Universidade Cândido Mendes e do Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, foi coordenadora do Programa Imagens do Povo de 2010 a 2013, coordenou as exposições das edições do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, o FotoRio, de 2003 a 2009. Foi curadora de mostras Internacionais como “Eu me desdobro em muitos: A autorrepresentação na fotografia contemporânea”, Centro Cultural Banco do Brasil, 2011, e na coletiva Pan Americ ana “Limiares Urbanos”, Centro Cultural Correios, 2007. Foi editora e pesquisadora de imagens da campanha do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Artista visual, Joana graduou-se em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) e tem pós-graduação em “Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Socias” pela Universidade Cândido Mendes. Também percorreu cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Centro de Preservação da Fotografia da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Formada em Jornalismo e mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, cursou a Pós-Graduação Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (UCAM-RJ). Kita atua no desenvolvimento de projetos de mídia, documentação e fotografia como instrumento de pesquisa, é fotógrafa free-lancer e professora de fotografia da Faculdade Pinheiro Guimarães (RJ). Trabalhou com os fotógrafos João Roberto Ripper, Luis Garrido, César Barreto e Enzo Ragazzini, passando por diferentes estilos e aprendizados em fotografia: assistência em estúdio, foto documental, além de reprodução de obras de arte. Foi fotógrafa da ONG Viva Rio e trabalhou na gestão de projetos sociais voltados para comunicação e fotografia entre 2001 e 2010. Foi editora de fotografia do Portal Viva Favela (2001-2004) e coordenadora do Imagens do Povo (2006-2010).
Ricardo Funari, fotojornalista carioca, trabalhou na Revista Manchete, Agência Imagens da Terra e Jornal O Globo, neste como coordenador do laboratório fotográfico durante a implantação do sistema digital nos anos 90. Foi co-fundador do curso de fotografia Imagens do Povo na Comunidade da Maré. Foi o responsável técnico pela mudança do sistema do Banco de Imagens do Programa Imagens do Povo, em 2011. Documenta questões sociais e ambientais em todo o Brasil desde 1989.
Artista visual. Natural da região do Vale do Itabapoana, no Sul do Espírito Santo, muda-se para o Rio de Janeiro em 1993 para estudar Direito e Artes Visuais. Desenvolveu um trabalho de autobiografia indireta, sobretudo através de pintura, instalação e intervenção arquitetônica. Em fotografia, na década de 1990 desenvolveu uma catalogação de vestígios de antigos objetos desaparecidos e outras marcas, geralmente em espaços arquitetônicos abandonados, bem como o registro de atuações semelhantes a performances realizadas em lugares em situação de apagamento. Foi professor do Módulo de História da Arte no Curso de Formação de Educadores em Fotografia, em 2010. É co-curador, junto com Joana Mazza, da exposição “Prazer, sou do Povo”, com imagens dos fotógrafos do Programa Imagens do Povo.
Formou-se em Jornalismo e Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, respectivamente em 1975 e 1980, concluindo em 2005 seu Mestrado em Comunicação Imagem e Informação. É fotógrafo profissional desde 1972, atuando basicamente em fotografia documental e reportagens fotográficas. Entre 1974 e 1983, trabalhou como repórter, redator e editor no Jornal do Brasil, de onde saiu para dirigir a Editora Gama Filho. É professor concursado da Universidade Federal Fluminense desde 1980 e da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1983, lecionando as disciplinas Linguagem Fotográfica e Fotojornalismo. Em paralelo, exerce atividades de curadoria e consultoria em projetos culturais. Dante é o coordenador acadêmico da Escola de Fotógrafos Populares.
João Roberto Ripper é fotógrafo e fundador do Programa Imagens do Povo. Começou a trabalhar como fotojornalista com 19 anos. Passou pelos jornais Última Hora, O Estado de São Paulo (surcursal carioca), O Globo, entre outros. Em 1974 fundou a agência fotográfica F4. A partir da década de 1990, Ripper estabelece uma articulação mais estreita do trabalho documental com a atuação na área de Direitos Humanos. Junto a outros fotógrafos, funda a agência Imagens da Terra, cobrindo temáticas sociais diversas em viagens pelo Brasil durante cerca de 10 anos. Posteriormente, criou o Imagens Humanas, onde Ripper atualmente expõe seu trabalho pessoal. Em 2004, fundou o Programa Imagens do Povo, projeto realizado pelo Observatório de Favelas, na Maré. Entre seus trabalhos referenciais estão “Trabalho Escravo”, “Trabalho Infantil”, “Índios do Mato Grosso do Sul” e “Mulheres entre Luzes e Sombras”.
Graduado em Ciências Sociais (UFES), Especialista em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ) e Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) e Doutorando em Antropologia Cultural pelo PPGSA/IFCS/UFRJ. É pesquisador do Núcleo de Experimentação em Etnografia e Imagem (Nextimagem – PPGSA/UFRJ). Atualmente realiza pesquisas sobre representações fotográficas em favelas e na região do Cariri cearense, sobre estética da pobreza e, finalmente, sobre a construção de etnografias imagéticas. Trabalhou no Programa Imagens do Povo entre 2009 e 2010 como consultor técnico no convênio Observatório de Favelas/FIES. É fotógrafo colaborador do Coletivo Favela em Foco, entre outros. Como curador, produziu a exposição Rio de Cenas e Passagens no IFCS/UFRJ, com os fotógrafos do Imagens do Povo. Tem prestado, também, consultorias na área de desenvolvimento social.
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e mestre em Psicologia Social pela mesma instituição, foi professora do módulo Informática aplicada à fotografia na Escola de Fotógrafos Populares. Designer gráfica especializada pela prática profissional, atua como designer na Engenho Arte e Cultura, no mandato do deputado estadual Marcelo Freixo e como professora e coordenadora acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá.
Nasceu em 1973, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Cursou a ECO/UFRJ, por onde também é Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem. Seu trabalho artístico prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces, e onde a noção de tempo constitui um dos principais eixos de pesquisa. Em 2003 realizou sua primeira individual na Galeria Lana Botelho Artes Visuais. Desde então, realizou exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Tem obras em coleções institucionais (MNBA/RJ) e privadas como (Joaquim Paiva (BR), Solita Mishan (EUA), Cesar Gavíria (CO), entre outras. É fundadora e diretora artística do Ateliê da Imagem – parceiro do Programa Imagens do Povo -, centro de referência da fotografia e imagem no Rio de Janeiro, e integrante do coletivo Grupo DOC.