Com Vidas – De nossas casas para as ruas

26 de junho de 2020

admin

ensaios

0

O Programa Imagens do Povo e o Instituto Moreira Salles publicam “Com Vidas”, ensaio fotográfico realizado pelo coletivo de fotógrafas e fotógrafos populares associados com o objetivo de propor um novo olhar sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas favelas e periferias.

Vivemos uma situação trágica em nosso país. Neste mês de junho chegamos há mais de 1 milhão de contaminados e 50 mil mortos pelo COVID 19. A principal medida para impedir a progressão tão acelerada da contaminação e da letalidade nestes 3 meses tem sido o distanciamento social.

Entretanto, estar recolhido em casa não é possibilidade concreta para todos nós, sobretudo para as pessoas residentes em territórios populares. É preciso sempre lembrar que atividades aparentemente simples são essenciais para cidade, e geralmente, realizadas por pessoas residentes em favelas e periferias: da limpeza urbana ao transporte público; das entregas de alimentos e bens ao atendimento em supermercados; das farmácias aos hospitais. São trabalhadores e trabalhadoras que fazem a cidade existir no seu cotidiano e, como já sabemos, os mais expostos ao contágio da COVID –19.

O olhar de dentro de nossas casas para ruas é reconhecer trabalhadores e trabalhadoras que permitem há muitos de nós ficarmos em casa. É afirmar que as ruas e praças nos fazem falta e precisam ser cuidadas, pois são lugares de múltiplos encontros. É sentir que sem a presença dos próximos e dos distantes seremos pessoas cada vez mais incompletas.

Os registros fotográficos desta exposição é um chamado para compartilhar as possibilidades de reinventar a cidade com a vida que pulsa em nosso cotidiano e que se expressa nas ruas de nossas favelas e periferias.

Foto: Francisco Valdean

Foto: Veri-vg

Foto: Veri-vg

Foto: Veri-vg

Foto: Veri-vg

Foto: Vitória Corrêia

Foto: Veri-vg
Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *