Ratão Diniz no Travessias 2

20 de maio de 2013

admin

Destaques

0

No próximo sábado dia 25 de maio, às 16h será realizado o terceiro encontro do Travessias 2. Nos dois últimos encontros o evento contou com as seguintes participações: cineasta Marcus Vinícius Faustini,  jornalista Caco Barcellos, cantora Fernanda Abreu, MV Bill, e o artista plástico Carlos Vergara, e ainda Ricardo Henriques, gestor público.

O encontro do próximo sábado terá como entrevistado, José Padilha, Marcelo Yuka e o fotógrafo do Imagens do Povo Ratão Diniz que fará um relato artístico de sua trajetória no campo da fotografia.

 

 

Ratão Diniz, fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares / Imagens do Povo, realizada pelo Observatório de Favelas. Vem documentando, desde 2007, o projeto Revelando os Brasis, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Petrobras. Em paralelo, desenvolve uma documentação fotográfica sobre o cenário do graffiti; que lhe rendeu, inclusive, uma exposição no Centro Cultural Correios, durante o Foto Rio 2009, chamada “Fotograffitando”. Além destes projetos, é fotógrafo oficial da Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e vem documentando as favelas do Rio de Janeiro com o objetivo de apresentar essas áreas a partir da ótica dos próprios moradores, perpassando essa produção fotográfica pelas características primordiais do Imagens do Povo: um olhar cúmplice, solidário e engajado. A documentação sobre a arte do graffiti no Brasil possibilitou, em 2012, realizar uma residência artística no projeto Rio Occupation London (Londres/UK). Neste mesmo ano participou da exposição “Ginga da Vida”, na Sede da Aliança Francesa, em Paris. Além destes projetos, já participou de inúmeras mostras fotográficas no Brasil e no exterior e tendo seu trabalho publicado em diversos livros e periódicos. Dentre as mostras das quais já participou, destacam-se: “As Muitas Faces de Jorge”, no Museu do Folclore – RJ, em 2010; ”Olhar Cúmplice – Fotografias do Parapan“, em 2007, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro; ”Esporte na favela“, no CCBB/RJ, em 2007; Mostra Belonging: an inside story from Rio´s favelas, exibida em 2007, na Canning House, em Londres; “Jogos visuais – Arte brasileira no PAN”, na Caixa Cultural do Rio, em julho de 2007; ”Esporte na favela“ e ”Olhar cúmplice”, ambas no Palácio do Planalto (Brasília), em março de 2008. Em 2013 recebeu Menção Honrosa, na categoria cor, no 10º Concurso Cultural Leica-Fotografe.

 

Serviço

Travessias 2 – Arte Contemporânea na Maré

(Entre as Passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)

Horário: 16h

Endereço: Galpão Bela Maré: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré.

travessisa.org.br

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *