Rainha do Mar

6 de janeiro de 2015

admin

Destaques

0

Foto: Rosilene Miliotti / Imagens do Povo

Foto: Rosilene Miliotti / Imagens do Povo

Como todo ano, fotógrafos IP registram as festividades em homenagem à Iemanjá pelo Rio de Janeiro. Neste ano, Rosilene Miliotti, além de compartilhar suas imagens, conta um pouco do que viu acompanhando uma carreata para Rainha do Mar em Madureira, Zona Norte do Rio.

Carreata de Iemanjá: fé e intolerância religiosa

Por Rosilene Miliotti

No dia 29 de dezembro, vários fotógrafos acompanharam a carreata de Iemanjá promovida pelo Mercadão de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, alguns de cima de um carro de som. Não deu para fazer muitas fotos no percurso, por questões de segurança. Mas, apesar do desconforto, foi muito bom poder acompanhar a reação das pessoas. Muitas acenavam, mandavam beijos, motoristas buzinavam. Um homem tirou a guia, que estava escondida no bolso e a mostrou com orgulho e bateu no peito dizendo “me proteja minha mãe”. Foi emocionante!

Claro, algumas pessoas não demonstravam reação nenhuma. Normal para quem não acredita. Até aí tudo bem. Mas no caminho tinha um homem moreno, alto e vestindo uma roupa que parecia sufocar. Ele tinha uma bíblia em uma mão e uma criança na outra. Com ele, mais duas mulheres com vestidos de uma cor só. Ele gritava: “Tá repreendido! Vão todos queimar no fogo do inferno. Tomara que esse carro vire e todos morram…”. Enfim, palavras de maldição que não valem a pena ser escritas aqui.

A mãe de santo que estavam com o microfone desejou “Muita paz, saúde e alegria para o senhor. E lembre-se, para que a sua religião seja respeitada é preciso respeitar as outras religiões”. E a falta de respeito desse único senhor, não estragou a festa. Pude perceber também que tinha mais gente acenando, sorrindo, levantando as mãos pelo caminho do que pessoas que viravam o rosto ou que colocavam pra fora toda falta de respeito e intolerância com o diferente.

[nggallery id=123]

.

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *