NOSSO ACERVO

Cada vez mais a fotografia tem sido usada como ferramenta de apoio à pesquisa, a partir dessa percepção, o acervo do Imagens do Povo se apresenta como uma alternativa por possuir variadas formas de registros fotográficos do cotidiano periférico e permitir a viabilização dessas imagens para acesso a diferentes usuários.3

O acervo se apresenta como multi, caracterizando-se assim por reunir registros de diferentes espaços populares a partir de seus cotidianos, costumes, culturas, manifestações e festas populares. Nesse sentido, o banco se destaca por agregar uma ampla cobertura de temas sociais e de engajamento político na luta por direitos. O alcance do trabalho banco de imagens pode incluir ainda a formação voltada para a preservação e guarda da produção fotográfica popular, institucional e patrimonial com caráter de pesquisa, captação de recursos, debates sobre novas tecnologias e comunicação. Por fim, auxiliar na produção e escrita de projetos de pesquisa que estimulem essa memória social e territorial.

Acesso à pesquisa e produção editorial

Entre os principais clientes estão editoras, instituições sem fins lucrativos e agências de comunicação. Aqui, a proposta do acervo vai além da venda de fotografias porque entendemos esses registros fotográficos como garantia da manutenção da memória das favelas, a partir de uma produção fotográfica com um olhar de dentro para dentro, com afeto, respeito e retorno aos fotografados. Como política de organização de acervo, queremos promover a produção documental e a busca pelo destaque no mercado da fotografia, comunicação, educação, conservação e arte.

Caráter institucional

Toda instituição tem sua trajetória marcada a partir da elaboração de documentos e registros que contam uma história do local onde atua e suas atividades. A produção interna tem a capacidade de informar e entreter o público externo, e o papel que nós como instituição temos é de preservação e cuidado com essa memória e observar como isso reflete na comunidade.

Para além de se tornar um centro de preservação e memória periférica, também pretendemos fortalecer uma identidade institucional que colabore para legitimar a história destes espaços e sua dimensão cultural. A necessidade de guarda desses arquivos pode ser vista como uma ação estratégica para debater a história da cidade e a memória coletiva dos espaços populares, além de fomentar a divulgação, o acesso e a pesquisa.