No aquecimento da folia

© Edmilson de Lima / Imagens do Povo
“O Carnaval é uma festa que, a bem dizer, não foi concebida ao povo, mas que o povo se deu a si mesmo. O que se dá aqui é a sinalização de que cada um pode ser tão desobediente e louco quanto queira. A diferença entre os importantes e humildes parece abolida durante um breve momento: todos se aproximam e a liberdade de cada um é contrabalançada por um bom humor generalizado.”
Goethe
A imagem que o escritor nos apresenta da festa da carne em nada lembra a racional e fria Alemanha do século 18, mas sim a anárquica celebração que buscamos registrar nas ruas do Rio.
Nesse pré-carnaval, o Folia de Imagens percorreu as Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro, bairros do subúrbio e favelas – passando pela Maré, é claro – para trazer nesse ensaio uma amostra do que marcará o reinado de Momo em 2014: diversidade, crítica social e protestos irreverentes.
No carnaval deste ano contaremos com o esforço de quase 30 fotógrafos, divididos em 6 cidades de 3 estados brasileiros, documentando os trabalhadores informais, os desfiles e os foliões se divertindo nos subúrbios e favelas.
As imagens produzidas nesse período serão publicadas na fanpage do Imagens do Povo durante os dias de folia. Em 2014, o Folia de Imagens se ampliará, com o objetivo de abranger ainda mais nossas documentações, tanto geograficamente quanto em relação aos temas abordados. Serão registradas folias em várias partes do país, para além do período do carnaval. O projeto pretende traçar um panorama de importantes festejos populares do Brasil, destacando seus personagens e tradições.
O material produzido sobre as documentações do carnaval em 2013 pode ser conferido até o dia 17/04, na Galeria 535, no Observatório de Favelas, na mostra Folia de Imagens.
[nggallery id=112]