IP no Uruguai

1 de dezembro de 2014

admin

Destaques

0

Foto: Ratão Diniz

Foto: Ratão Diniz

No próximo dia 4 de dezembro será inaugurada em Montevidéu, na Fotogaleria Del Prado, a mostra Imagens do Povo. Realizada pela CdF Fotogaleria (Centro de Fotografía de Montevideo) e produzida com imagens do acervo do programa, a exposição conta com a participação de 33 fotógrafos populares participantes da Agência Escola. A mostra faz parte da programação oficial do Festival Jornadas: 10 – Fotografia e Educação.

Exposição Imagens do Povo

Através da fotografia, o Imagens do Povo tem, nos últimos 10 anos, construído uma nova forma de olhar a cidade e os sujeitos. A expectativa é estimular a mudança de paradigmas do imaginário coletivo em relação às favelas, ao aumentar o leque de informações que as pessoas, em geral, têm em relação aos espaços populares. Acreditamos que força das imagens, aliada à sua beleza artística, é capaz de sensibilizar e ajudar na construção de uma consciência política.

O foco principal desta exposição é a cobertura endógena de temas relacionados ao cotidiano em regiões de periferia. Ao dar seu testemunho sobre a cidade, os fotógrafos participantes do Imagens do Povo, mostram um olhar engajado, numa busca constante por uma cidade mais justa e fraterna.  As imagens trazem uma carga de intimidade e respeito com o fotografado e revelam uma descoberta: a de reconhecer-se no outroao discutir a representação de si e desses espaços.

A ideia édisputar o imaginário das pessoas, produzindo representações de favelas que sejam capazes de romper com o estereótipo da violência e da criminalidade.Novas imagens do espaço urbano têm um papel central na reconstrução de significadosda cidade.Além disso, pensar a fotografia como ferramenta de mudanças, e como ela pode ser utilizada em processos educacionais e de lutas por direitos.

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *