Ocupação militar

10 de julho de 2014

admin

Destaques

0

© Rovena Rosa / Imagens do Povo

© Rovena Rosa / Imagens do Povo

O conjunto de favelas da Maré, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, possui aproximadamente 132 mil moradores, distribuídos em 16 comunidades. Este é considerado o maior complexo de favelas do Brasil. Desde o dia 5 de abril, o cotidiano da população da região foi modificado a partir da ocupação militar das favelas da Maré pelas tropas federais, comandadas pelo Exército. Inicialmente, 2.700 militares foram enviados à Maré, no intuito de garantir a segurança dos moradores no processo de pré-implementação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O Governo Federal anunciou que a ocupação militar na região deve seguir até o dia 31 de julho, após a realização da Copa do Mundo.

Essa intensa presença do aparato militar pelas ruas e vielas das favelas da Maré produz algumas imagens cheias de simbolismo, considerando um contexto no qual, historicamente, as periferias e espaços populares recebem uma oferta bastante discrepante de serviços públicos em relação a outros espaços da cidade e, sobretudo, a abordagem da segurança pública é direcionada para a “guerra” ao tráfico, criminalizando todo o conjunto das comunidades.

Fotógrafos do Programa Imagens do Povo, que tem seu acervo formado basicamente por imagens de cotidiano de espaços populares, seguem registrando o dia-a-dia dos moradores da Maré. Confiram abaixo algumas dessas fotografias sobre a intervenção militar nas favelas do Complexo da Maré.

[nggallery id=118]

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *