Folia (e flores) para Iemanjá

17 de fevereiro de 2014

admin

BlogIP, Destaques

1

© Elisângela Leite / Imagens do Povo

© Elisângela Leite / Imagens do Povo

Dando continuidade às coberturas fotográficas das manifestações populares, iniciadas em 2013 com o projeto independente Folia de Imagens, fotógrafos do Imagens do Povo saíram a campo – ou melhor, à praia, que é a casa da Rainha do Mar, na mitologia afro-brasileira – e acompanharam os festejos em homenagem a Iemanjá. As comemorações vêm ocorrendo desde dezembro em diversas partes da cidade (e do Brasil), e o Folia de Imagens não poderia deixar de registrar toda devoção à sereia, que mobiliza a fé de milhões de pessoas nos quatro cantos do país.

Em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no dia 9 de fevereiro, fiéis se reuniram para a 20ª Festa para Iemanjá. Com cantos, danças e oferendas à divindade, os devotos desejaram um 2014 de paz, amor e que a tolerância seja cultivada entre os povos. AF Rodrigues e Elisângela Leite apresentam algumas imagens deste dia de fé e comemorações em Sepetiba. Confira os registros no álbum especial abaixo.

Folia de Imagens

A documentação das celebrações para Iemanjá faz parte do projeto Folia de Imagens, organizado em 2013 de forma independente por 20 fotógrafos do Imagens do Povo, no qual fotografaram o carnaval em quatro cidades brasileiras. No dia 17 de janeiro, a Galeria 535, no Observatório de Favelas na Maré, inaugurou a mostra que apresenta um recorte dos registros da folia em 2013. Batizada com o mesmo nome do projeto, a mostra Folia de Imagens percorrerá ao longo dos meses a cidade do Rio de Janeiro, em pontos específicos do carnaval. Para 2014, o projeto ganhou força e pretende documentar festas populares durante todo ano, em várias cidades e estados das 5 regiões do Brasil.

[nggallery id=111]

Post by admin

One Response to Folia (e flores) para Iemanjá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *