BlogIP

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Enviar para amigo

Festival de Fotografia Popular

festival popular de fotografia-07

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE FOTOGRAFIA POPULAR

Desde 2004 o Programa do Imagens do Povo, realizado pelo Observatório de Favelas, vem desenvolvendo ações com a perspectiva de articular a fotografia em favor dos direitos humanos e da construção de novas narrativas sobre as favelas e os espaços populares de uma maneira geral, em contraponto a abordagem estigmatizante que esses espaços historicamente recebem. A ideia é colaborar na proposição de um novo paradigma, que trabalhe na lógica da diversidade, da criatividade e da solidariedade. Chamamos este fazer fotográfico de Fotografia Popular.

Dentro da programação de comemoração de 10 anos de existência do projeto, realizaremos o Festival de Fotografia Popular, através do patrocínio da Fundação Banco do Brasil. Esta será a primeira edição do evento que pretende colocar a favela, especialmente o conjunto de favelas da Maré, no mapa do circuito dos festivais de fotografia.

O Festival de Fotografia Popular será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Galpão Bela Maré e no Observatório de Favelas. O evento pretende ser um espaço de encontro que propicie a discussão sobre o papel político da imagem e os múltiplos desdobramentos da fotografia na contemporaneidade. A programação conta com oficinas, debates, leituras de portfólios, intervenções e projeções.

Na sexta-feira, dia 22, abrindo a programação do festival, a Galeria 535 inaugura a mostra “Em nome do sagrado”, da fotógrafa Kita Pedroza. A exposição é composta por imagens sobre assistência religiosa em unidades socioeducativas, destinadas aos adolescentes em situação de conflito com a lei. Com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e do artista visual Antônio Paiva, a exposição reúne registros de momentos emblemáticos dessa documentação fotográfica sobre a vivência espiritual dos adolescentes e a atuação de religiosos no sistema.

No sábado, pela manhã, Fábio Caffé e Erika Tambke promovem oficina “Fotografia do Cotidiano”, onde pretendem apresentar noções básicas de luz e composição, para uma fotografia feita por qualquer equipamento digital. Na parte da tarde, o Galpão Bela Maré abrigará um encontro entre coletivos que abordem a fotografia como suporte, leituras de portfólios e uma mesa de debate sobre a temática “Fotografia e Direito à Cidade”, além de intervenções artísticas dentro e fora do galpão.

Domingo é dia do grupo Mão na Lata desenvolver, na parte da manhã, a oficina “Imagens Possíveis”, utilizando a fotografia artesanal (pinhole) como suporte. À tarde o festival promove um novo debate, desta vez sobre “Fotografia e Educação”, além das leituras de portfólio e projeções. O encerramento do festival contará com a intervenção artística “Encontro Fotográfico com o Desconhecido”, realizada pelo coletivo Norte Comum, seguido de muita festa, dj’s e atrações musicais. Confira a programação completa do Festival de Fotografia Popular abaixo:

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE FOTOGRAFIA POPULAR

CompartilheEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Facebook

Por: admin, em 11/05/2015


Envie seu comentário

:
:
:

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: