Com Vidas

25 de maio de 2020

admin

Destaques

0

O programa Imagens do Povo e o Instituto Moreira Salles publicam “Com Vidas”, ensaio fotográfico realizado pelo coletivo de fotógrafas e fotógrafos populares associados ao programa que tem o objetivo de propor um novo olhar sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas favelas e periferias. 

Em nossas metrópoles e cidades os impactos são cada vez mais intensos e dramáticos em todos os planos da vida social, econômica e cultural. A atual pandemia agravou a brutalidade das desigualdades sociais no Brasil, agora explicitadas radicalmente em relação ao Direito à Vida, sobretudo nos territórios e grupos populares que apresentam maior vulnerabilidade ao contágio e a previsibilidade da letalidade. No entanto, favelas e periferias não são apenas nomes e seus moradores não são apenas números. São moradas e pessoas que constroem seu cotidiano de sociabilidades afetivas, de invenções de trabalhos e de criações estéticas em condições desiguais de produção da cidade.  

É justamente destas experiências compartilhadas de convivência que se fazem as potências do bem viver que, hoje, são mobilizadas em atos solidários para enfrentar a Covid-19 com dignidade humana e como exigência de direitos. 

A casa e a rua, lugares comuns de partilhas populares, estão passando por transformações significativas em função dos agravos à saúde e do isolamento social como alternativa de contágios pelo Covid-19. Mudanças que impõem aos moradores a reinvenção de suas existências em função da exposição epidemiológica e fazem emergir laços de afeto e amizade, práticas de solidariedade e generosidade como potências para afirmar o Direito à Vida. 

Os registros fotográficos aqui reunidos buscam compartilhar momentos e movimentos que fazem a vida ganhar um sentido precioso e, por isso, reclamar seus direitos.  É com vidas que vamos superar a pandemia. 

 

Curadores: Rosilene Militotti, Bira Carvalho e Jorge Luiz Barbosa

Foto: Rosilene Miliotti

Foto: Patrick Mendes

Foto: Rosilene Miliotti

Foto: Rosilene Miliotti

Foto: Rosilene Miliotti

Foto: Veri-VG

Foto: Veri-VG

Foto: Davi Marcos

Foto: Davi Marcos

Foto: Veri-VG
Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *