Circuito IP pelo Rio

10 de dezembro de 2012

admin

Destaques

0

Não há motivos para reclamações sobre falta de opções de programas culturais pelo Rio de Janeiro durante as férias. O Imagens do Povo apresenta um circuito fotográfico com mostras individuais e coletivas com participações de fotógrafos do programa. Do cotidiano suburbano às recriações das imagens de Augusto Malta, passando pelas documentações de remoções e a coletiva premiada pelo Prêmio Photo Prix Web, são cinco mostras espalhadas pela cidade, nas quais você pode conferir o trabalho dos fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares.

 

“Augusto Malta – Subversões poéticas”


Em cartaz na galeria do Sesc Copacabana (reativada para a realização da mostra), a exposição conta com a participação do fotógrafos Léo Lima e apresenta recriações de importantes imagens do fotógrafo Augusto Malta.

Com o objetivo de criar um diálogo entre a fotografia documental do início do século XX e a produção contemporânea, o artista visual e curador Edu Monteiro convidou oito jovens artistas cariocas – de olhar sensível e poética refinada – para recriarem as imagens de Copacabana feitas por Augusto Malta – fotógrafo que mergulhou nas cenas do dia a dia do Rio de Janeiro e acompanhou a metamorfose da cidade ao longo do tempo.

Paralelamente à exposição serão realizadas oficinas de fotografia artesanal – nos dias 10 e 17/11; 8 e 15/12; e 12 e 19/01, sempre das 14h às 18h -, que utilizarão a técnica pinhole (processo alternativo de captação de imagens em câmeras que não usam lentes).

Inspirados nas fotos de Augusto Malta, os alunos vão documentar o cotidiano de Copacabana a partir de suas produções realizadas durante as aulas. As fotos serão digitalizadas e farão parte da exposição. O curso será ministrado pelo fotógrafo Leo Lima.

 

Serviço:

Exposição fotográfica Augusto Malta – Subversões poéticas

Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana.

Tel.: 2547-0156

De 13/11/2012 a 3/2/2013

Terça a domingo, 14h às 18h

Entrada franca

Classificação etária: livre

Oficina de fotografia artesanal (pinhole), com Leo Lima

Dias 10/11, 17/11, 8/12, 15/12, 12/1, 19/1, 14h às 17h.

Entrada Fraca (Inscrições pelo telefone 2547-0156)

Classificação etária: livre

 

“Suburbana”


A Galeria Pretos Novos, localizada na Gamboa, na Zona Portuária do Rio, apresenta a mostra Suburbana. A exposição tem curadoria de Marco Antonio Teobaldo e conta com a participação de 6 fotógrafos, com ensaios variados sobre a periferia do Rio de Janeiro. Francisco Valdean e Davi Marcos, ambos formados pela Escola de Fotógrafos Populares, participam da coletiva.

Serviço:

Galeria Pretos Novos

Visitação: de 28 de novembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013

De terça à sexta, das 12h às 18h

Sábado, domingo e feriados com agendamento marcado

Rua Pedro Ernesto, 32/34 – Gamboa – entrada gratuita – Tel (21) 2516-7089

 

Photo Web 2012

 

Sob o tema “Viver na França, viver no Brasil”, os vencedores do concurso de fotografia digital prêmio “Photo web” serão apresentados pela Aliança Francesa e a Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil, em mostra que fica em cartaz a partir.

A exposição “Prix Photo web 2011” é resultado da 2ª edição do concurso online, que escolheu três vencedores entre 480 participantes, sendo 90% deles brasileiros. Foram cerca de 30.000 acessos registrados na página do concurso e mais de 5.000 internautas votaram no prêmio do público.

O Imagens do Povo recebeu menção honrosa no Photo Web 2012 e participa da exposição com o ensaio “Viver na Favela”, retratando o cotidiano em diversas comunidades do Rio de Janeiro.

 

Serviço

Exposição Photo Web 2012

Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro

Visitação: de terça a domingo, das 12h às 19h (entrada gratuita)

Até o dia 06/01/2013

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro  Rio de Janeiro –

 

“3 anos de história”, Coletivo Multimídia Favela em Foco


O Coletivo Multimídia Favela em Foco, formado por ex-alunos da Escola de Fotógrafos Populares, expõe uma coletânea de oito fotografias dos lugares e pessoas que os integrantes conheceram ao longo de suas documentações, acompanhadas por outras 10 imagens que fazem parte da série “ImPACtos”, produzida desde 2009 (ano em que o coletivo foi criado) no Conjunto de Favelas do Alemão, com o objetivo de retratar as mudanças no cotidiano dos moradores daquela comunidade, diante do impacto produzido pelas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Fotógrafos Participantes:

AF Rodrigues, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Francisco Cesar, Ingrid Cristina, Léo Lima, Monara Barreto, Paulo Barros e Ratão Diniz.

Serviço:

Galeria 535 – Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

De 07/12/2012 a 25/01/2013

Visitação: de 9 às 18h, de segunda a sexta-feira

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.

 

“Prazer, sou do Povo”


A partir no dia 7 de dezembro, sexta-feira, a mostra “Prazer, sou do Povo”, composta por imagens produzidas pelos fotógrafos do Imagens do Povo, entra em cartaz na galeria do saguão principal do Edifício Manchete, sede da Statoil, patrocinadora do programa. A exposição já ficou em cartaz no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, na ocasião do FotoRio 2011 e na Galeria 535, no Observatório de Favelas. Para quem quiser visitar a mostra: a “Prazer, sou do Povo” fica em cartaz no andar térreo do prédio localizado no bairro da Glória, Rio de Janeiro, das 10 às 17h, diariamente. A entrada é franca.

Imagens dos fotógrafos do Programa Imagens do Povo: AF Rodrigues, Fábio Caffé, Monara Barreto, William Nascimento, Ratão Diniz, Léo Lima, Edmilson Lima, Ingrid Cristina, Elisângela Leite, Francisco César e Francisco Valdean.

 

Serviço:

Visitação: a partir de 07/12/

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 17h

Local: Edifício Manchete

Endereço: Rua do Russel, 804, Glória, RJ (andar térreo).

 

 

 

Post by admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *