Gustavo Pellizzon na 535

24 de janeiro de 2012

admin

Destaques

1

 

Divulgação

 

Neste sábado, dia 28, às 10h, o Programa Imagens do Povo recebe o fotógrafo Gustavo Pellizzon para um bate-papo e apresentação do seu trabalho. O encontro abrirá a programação da Galeria 535 em 2012 e é aberto ao público, com entrada franca. Gustavo é fotógrafo do jornal O Globo e na ocasião do bate-papo apresentará, além de seus ensaios fotográficos, realizados durante a carreira, também sua produção audiovisual, através dos vídeos “Flamengo Hexacampeão Brasileiro” e “Minotauro”, nos quais documentou o dia em que o time carioca se sagrou campeão brasileiro diante de um Maracanã lotado e a saga de superação do lutador Rodrigo Minotauro Nogueira, consecutivamente.

Sobre o autor:

Nascido em São Paulo, Gustavo Pellizzon mudou-se para Fortaleza/CE ainda criança. Durante sua graduação em comunicação na Universidade de Fortaleza passou a produzir vídeos, no entanto quando se deparou com o laboratório preto e branco… A fotografia foi apaixonante. Iniciou profissionalmente no jornal Diário do Nordeste (2004) fotografando hard news, retratos e esportes.

Buscando conhecer mais da cultura e do lugar onde vivia começou a produzir seus projetos pessoais na capital Fortaleza e em viagens pelo sertão nordestino. Entender a relação do homem e seu ambiente, como o homem ocupa, cria espaços, e identidades para viver passou a ser um dos focos do seu trabalho.

Ao longo destes anos fez trabalhos para as Nações Unidas, Le Monde, German Press Agency, Folha de São Paulo, Veja, Poder, Fundação Roberto Marinho, entre outros. Atualmente trabalha como fotógrafo do O Globo, na Revista O Globo e em seus projetos pessoais.

Em 2005 venceu o prêmio nacional de jornalismo ABRELPE com o ensaio “Do que restou…”. Integrou a XIII e a XIV Unifor Plástica com o trabalho “Impressões Urbanas” e “Sala de estar”. Em 2006 participou do Miradas Exibition no museu Canning House, em Londres. Integrou o DeVERcidade em 2006 e em 2007 com o trabalho “Matadouro” e “Moro no centro”. Expôs seu trabalho no Festimage, Chaves, Portugal. Recebeu prêmios dos concursos Leica-Fotografe Melhor e da Maratona Fotográfica de Curitiba em 2008. Em 2009 realizou a exposição do projeto “Em Conjunto” no Conjunto Maravilha em Fortaleza-CE e expôs o trabalho “Seres de Luz” na UCL/Londres. Em 2011 suas imagens ficaram em terceiro lugar no Picture of the Year Latin America, categoria ensaios de esporte, e integrou a coletiva Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira em São Paulo.

 

Confira algumas imagens do fotógrafo:

[nggallery id=38]

 

Serviço

Bate papo com o fotógrafo Gustavo Pellizzon

Local: Galeria 535

Endereço: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

Rua: Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ (altura da Passarela 9)

Data: 28/01/2012

Horário: a partir das 10h

Entrada Franca

 

Post by admin

One Response to Gustavo Pellizzon na 535

  1. Jober B. Costa

    Um jeito diferente de fotografar tipo inovando, com arte, em cima de temas bastante explorados.
    Parabens Gustavo. Fotojornalismo feito com alta qualidade.
    Jober

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *