Aproximando as coisas
A Galeria 535, no Observatório de Favelas, inaugura na sexta-feira, dia 03/05, a mostra Aproximando as coisas, composta por fotografias artesanais dos alunos das oficinas de pinhole, realizadas pelo Imagens do Povo. No total, são 27 imagens produzidas por 20 alunos e alunas das aulas ministradas dentre outubro de 2012 e abril de 2013, e inspiradas na obra literária A Distância das Coisas, do autor goiano Flavio Carneiro. As oficinas de fotografia Pinhole: Autorias e Descobertas são direcionadas a crianças e adolescentes moradores do conjunto de favelas da Maré e realizadas através do apoio do Criança Esperança. A mostra Aproximando as coisas compõe a programação oficial do FotoRio 2013, o Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
Aproximando as coisas
“Assim como há vários escuros dentro da noite, há vários claros dentro do dia.”
Pedro em A Distância das Coisas, de Flavio Carneiro
A exposição Aproximando as coisas é fruto da oficina de fotografia Pinhole: Autorias e Descobertas para crianças e adolescentes do conjunto de favelas da Maré. A oficina é uma das ações do Programa Imagens do Povo, realizado pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.
Os participantes se autorrepresentaram de forma lúdica, poética e artística, registrando o cotidiano na favela onde moram. Por meio da fotografia pinhole, ou furo de agulha, construíram suas próprias câmeras a partir de latas de alumínio recicladas e tubinhos de filme.
Por meio da leitura do romance A distância das coisas, de Flávio Carneiro, os alunos se inspiraram para recriar a história de Pedro, um menino de 14 anos, que não entende por que lhe escondem o verdadeiro paradeiro de sua mãe. No encontro entre luz e sombra, concreto e abstrato, cidade e natureza, as crianças e adolescentes se aproximaram da literatura e se identificaram com o personagem Pedro, que poderia ser qualquer um de nós.
Neste contexto literário e real, os participantes também se aproximaram de muitas coisas para eles antes distantes e aprenderam com Pedro “que é preciso comparar, sempre, para não perder o sentido das coisas, para não esquecer como é relativa a distância das coisas.”
Serviço
Exposição Aproximando as coisas
Abertura: 03/05/2013, às 18h
Local: Galeria 535, no Observatório de Favelas
Visitação: 06/05 a 14/06/2013
Horário: de 9 às 18h
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.
Que Maravilha, tá linda a exposição galera, cheguem, cheguem!
Que maravilha!!!! Que lindeza!!!! Tenho muita admiração por este lindo trabalho.
Beijos e Abraços
Obrigado pelo mimo! Obrigado por passar o tempo falando sobre isso. Eu sinto fortemente sobre isso e realmente gosto de ler mais sobre este assunto. SLR-Lens